segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Cães e crianças podem-se tornar os melhores amigos.



Cão educado

- O cão deve ver o dono como líder e cabe ao dono ditar ao cão o que este pode ou não fazer. Se o cão obedecer ao dono, torna-se mais fácil controlar as suas reacções. O cão deve obedecer sem resistência aos comandos “deita”, “senta” e “fica” e vir também quando é chamado.

- Outro aspecto importante a treinar com o cão é a recepção que este faz aos donos. O cão não deve saltar para os receber, pois vai passar a ser comum entrarem com o bebé em casa. Se não tiver experiência no treino de cães, pode recorrer a um profissional que o vai auxiliar nesta e noutras questões.

- Para tentar dar algum realismo ao treino do cão, pode ensaiar as tarefas diárias que vai ter com o bebé em frente ao cão, por exemplo, passear com algo no colo de um lado para o outro ou embalar um boneco na cadeira de baloiço.

- Lembre-se que o treino deve ser feito com base no reforço positivo, isto é, recompensar o cão sempre que ele obedecer aos comandos. Se persistentemente castigar o cão, ele acaba por associar o bebé a castigos e assim comprometer a relação entre os dois.

- Para além das actividades, pode ser útil habituar o cão ao choro do bebé. Para isso existem CD’s ou até vídeos na internet que pode por a tocar em casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário